Pular para o conteúdo principal

Por que eu tenho espinhas no mamilo

Glândulas De Montgomery

Na maioria dos casos, tanto mulheres como homens, quando notamos granitos na área da aréola, não se trata exatamente de pequenos grãos, mas as glândulas de Montgomery. São pequenas glândulas sebáceas e mamárias presentes na área da aréola, e, às vezes, também no mamilo que têm a tarefa de produzir secreções sebáceas para que tanto a aréola como o mamilo se mantenham bem lubrificados. Também são conhecidas como tubérculos de Montgomery devido à sua forma e aparência externa da pele.

A função das glândulas de Montgomery é antibacteriana. Produzem gordura ou óleo e assim segregam uma substância que lubrifica e protege, alterando o pH da nossa pele e, deste modo, evita que as bactérias cresçam e proliferen. É recomendável que, quando se duches não lave seus mamilos com sabão, simplesmente com água limpa para assim preservar a sua função anti-bacteriana. O sabão pode alterar o pH, além de eliminar estes óleos de proteção e secar a pele da área.

Os distúrbios hormonais podem alterar estas glândulas e torná-las mais visíveis. Por isso, em algumas ocasiões, você pode vê-los mais marcadas ou pensar que existe algum tipo de incompatibilidade, mas não há por que se preocupar. Quando os níveis hormonais são regidos e estabilizam estas glândulas voltam ao seu tamanho normal.

O tamanho das glândulas aprecia-se melhor quando se estimula o mamilo, por isso, é comum que se você frotas ou durante a amamentação estes bultitos sebáceos são mais notáveis, pensando que temos granitos no mamilo que aumentaram. Pode ser que de normal não as vê e que apenas são visíveis quando houver alguma alteração hormonal ou se tenha estimulado o mamilo, mas se observares com atenção, a área dos verá sempre. O número dessas glândulas pode variar de acordo com cada pessoa, mas de forma geral há entre 4 e 28 glândulas por cada aréola.

Não são uma doença mamária, são simplesmente glândulas normais. O que acontece é que muitas vezes criam confusão e dão lugar a visitas ao ginecologista, por precaução e preocupação. Às vezes, porém, podem inflamar-se ou produzir infecções ainda não são muito comuns.

Quando as glândulas inflamadas podem produzir dor ou parecer como cravos brancos. É muito importante que não toque nem tente extrair o líquido já que não deixa de ser um óleo ou gordura acumulado, que faz com que mantenha limpo o mamilo e a aréola. A inflamação acontece devido ao fato de que, às vezes, bloqueia a via de saída da glândula sebácea e faz com que se acenda e doa ou fique vermelha. Não é necessário lavá-lo com nada nem tentar tocá-la ou abri-la, como temos visto, pois costuma desaparecer por si só.

Granitos no mamilo durante a gravidez

Os seios mudam durante a gravidez, em vários aspectos, por exemplo, as aréolas são ampliadas e escurecem e as glândulas de Montgomery aumentam de volume. Além disso, como vimos, quando o mamilo estimula notam-se mais pelo o que dar de mamar ao bebê, pode fazer com que estes bultitos sejam mais visíveis.

Além disso, esses tubérculos de Montgomery produzem uma série de substâncias que podem servir de estímulo olfativo para o apetite do bebê recém-nascido. Estas glândulas também secretam pequenas quantidades de leite, que ajudam a pele da aréola, para que se mantenha elástica e saudável. Não tem que doer quando o bebê pega o peito, mesmo que estejam muito mais visíveis.

Granitos tipo espinhas no mamilo

Se o que você tem são granitos tipo espinhas podem ser duas coisas, uma é que as glândulas foram inflamado, como vimos antes, e a segunda é que realmente o que tenha de ser uma espinha. Diferenciam-Se bastante, a espinha dói como quando aparece em outra área do corpo e se forma uma bolinha de pus. Quando a glândula está inflamada pode notarla esbranquiçada, mas geralmente não acontece e, em qualquer caso, é a diferença de espinha. Perante a dúvida, não a toque, em ambos os casos, desaparece com o passar dos dias.

As espinhas em seus mamilos aparecem pela mesma causa que no resto do corpo. A pele da mama não deixa de ser parte de pele como a de qualquer área do corpo, e também podem aparecer anomalias como as espinhas. Por isso, se sua pele é oleosa ou com tendência acneica é provável que apareçam cravos em qualquer área, incluindo os mamilos. Mesmo não tendo a pele oleosa é possível que, em alguma ocasião apareçam. Neste caso, convém tratá-las da mesma forma que uma espinha normal, o aconselhável é não apretarlas até que estejam completamente secas ou esperar que desapareçam sós. No entanto, o melhor para esta área é deixar estar e o que ele desapareça por si mesma, já que os mamilos têm uma pele muito sensível.

Dermatite nos mamilos e alergias

Se o que acontece com você é que você começou a notar o aparecimento de numerosos granitos no mamilo acompanhados de coceira constante, ou vermelhidão pode ser que tenha um eczema devido a algum tipo de reação alérgica. Neste caso, convém determinar o que está causando essa reação. Pode ser que seja algum tipo de sutiã, camisa, vestido ou roupa que você estava usando, ou talvez algum tipo de creme ou até mesmo medicamentos. A solução para isto é o de eliminar o causador e para isso é conveniente que acudas ao médico para que se realizem testes de alergia. Também poderia se tratar de uma urticária e, neste caso, desapareceriam em pouco tempo.

Este artigo é meramente informativo, no Remédio em Conta não temos autoridade para prescrever qualquer tratamento médico, nem fazer qualquer tipo de diagnóstico. Nós convidamos você a ir a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de doença ou mal-estar.
Se você deseja ler mais artigos parecidos a Por que eu tenho espinhas no mamilo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde da Família.

Esse post Por que eu tenho espinhas no mamilo apareceu primeiro em Remedio Em Conta Blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como remover o esparadrapo sem causar danos

Passos a seguir: 1) Para remover o esparadrapo sem dor é importante aquecer o material para que o adesivo se enfraqueça e saia com mais facilidade. Coloque o seu secador de cabelo no ajuste de calor mais baixo para evitar queimar sua derme, mantendo-a cerca de 15 centímetros da pele, mas certificando-se de que se gere o calor suficiente para que sua derme é quente. 2) Uma vez que o material esteja quente, molhar um algodão com óleo de bebê, em seguida, esfregue o óleo na zona quente. Deixe o óleo na superfície da pele durante alguns minutos para hidrata-la e também para permitir que este produto gorduroso enfraqueça a cola do esparadrapo. 3) Agora, com muita suavidade, tira o esparadrapo que sairá facilmente da pele e sem fazer dano, graças aos passos anteriores. Se ainda não cola na sua pele, você pode removê-lo com um algodão embaçado em acetona e esfregando suavemente ou, no caso de haver alguma ferida ou lesão na área, com um pouco de óleo de bebê. 4) Outra alternativa para rem

Como se chama o médico do estômago

Quem é o médico do estômago? A especialização médica que se ocupa de estudar o aparelho digestivo e as doenças que podem dar para ele é a gastroenterologia, portanto, o médico do estômago é chamado gastroenterologista. Além deste órgão, o gastroenterologista também se ocupa de estudar e tratar o esôfago, intestinos delgados e espessos, reto, ânus, e as glândulas digestivas, isto é, vias biliares, fígado, pâncreas e todas as doenças associadas a esses órgãos. Especialidades de gastroenterologia Se a gastroenterologia é uma especialização da medicina, esta, por sua vez, foi-se ramificando em diversas especialidades que lidam com mais precisão as diferentes patologias dependendo de quais os órgãos afetados. Veja abaixo quais são as mais importantes: Hepatología A hepatología é o ramo da gastroenterologia, que se ocupa das doenças hepáticas, ou seja, as do fígado, pâncreas e ductos biliares. Por ser uma das áreas mais complexas do corpo, foi necessário formar e especializar médicos ne

10 remédios naturais para dormir melhor

Se quando chega a noite, você não pode parar de dar voltas na cama e dormir, talvez sofre de insônia. Este é um dos distúrbios do sono mais comuns, e pode ter conseqüências diretas sobre o seu desempenho físico e mental. Mas não se preocupe, aqui nós compartilhamos alguns remédios naturais que podem ajudar a combatê-lo. O que é insônia? É um distúrbio do sono comum, que se caracteriza por problemas para conciliar o sono, adormecer, ou ambas as coisas. Os especialistas indicam que as pessoas que sofrem de estresse ou depressão, têm horários de trabalho irregulares ou inexistentes, ou um estilo de vida sedentário, são mais vulneráveis à doença. Como tratá-la? Um médico pode prescrever certos medicamentos que ajudam a aliviar a insônia e redefinir os horários de sono. As terapias cognitivas comportamentais também demonstraram ser eficazes, reduzindo os sintomas do transtorno, como a ansiedade. No entanto, a principal mudança deve acontecer no estilo de vida, aqui nós temos que hábitos