Pular para o conteúdo principal

Dieta mediterrânica: Um menu familiar para toda a semana

Seguir uma dieta mediterrânica, a partir de uma idade precoce é muito benéfico para a saúde infantil. Demonstrou-Se que essa dieta reduz a chance de obesidade e diabetes infantil, uma vez que diminui o aparecimento de diversos fatores de risco de outras doenças. De fato, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Granada, em conjunto com outras instituições, constatou que as crianças que seguem a dieta mediterrânica a partir de uma idade precoce crescem de forma mais saudável e adoecem menos, em comparação com os pequenos que levam outras dietas.

Além disso, outra pesquisa, desta vez realizada por especialistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, descobriu que apostar em uma dieta mediterrânea aumenta o volume cerebral e a matéria cinzenta no cérebro, o que estimula o processo de aprendizagem, que promove o desenvolvimento das funções cognitivas e retarda a morte neuronal a longo prazo.

Basicamente, trata-se de uma dieta muito saudável que proporciona uma grande quantidade de fibras, minerais, vitaminas e ácidos graxos essenciais, uma vez que é uma fonte importante de antioxidantes. Isto porque se baseia no consumo de alimentos naturais, como frutas, vegetais, frutos secos, legumes e verduras, uma vez que enfatiza o uso de gorduras saudáveis como o azeite de oliva e os ácidos graxos ômega 3, 6 e 9, que são encontrados principalmente em peixes azuis.

Além disso, outra de suas maiores vantagens é que se trata de uma dieta muito versátil que suporta uma grande variedade de pratos que farão as delícias de grandes e pequenos em casa.

Menu Mediterrâneo Familiar

Segunda-feira

Café da manhã: Suco de laranja. Torradas integrais com mel. Maçã.
Almoço: Iogurte com sabor de frutas do bosque frescas. Biscoitos integrais.
Comida: Feijão estofadas. Bife de peru grelhado com brócolis ao vapor. Pudim de leite com baixo teor de açúcar.
Lanche da tarde: salada de frutas frescas.
Jantar: Berinjela ao forno. Dourada grelhada.

Terça-feira

Café da manhã: Leite de aveia. Torradas integrais com queijo. Laranja.
Almoço: Sanduíche de pão integral com presunto de peru, tomate e alface. Batido natural de banana.
Almoço: Sopa de tomate. Almôndegas de pescada assadas com batata. Bolo de cenoura baixa em açúcar.
Lanche: Iogurte sabor com frutos secos.
Jantar: Frango no forno com cogumelos e cogumelos várias. Salada de legumes ao vapor.

Quarta-feira

Café da manhã: Suco de pêssego. Biscoitos integrais. Kiwi.
Almoço: Torrada integral com azeite de oliva e peru. Salada de frutas.
Comida: Lentilhas com legumes. Macarrão com tomate e queijo. Natilla de chocolate baixa em açúcar.
Lanche: Sanduíche de manteiga de amendoim sem açúcar.
Jantar: Robalo grelhado. Abobrinha grelhada.

Quinta-feira

Café da manhã: Leite desnatado com cereais integrais. Laranja.
Almoço: Iogurte sabor com frutos secos. Sanduíche de pão integral com queijo fresco e pepino.
Almoço: Creme de abóbora com o orégano e a pimenta. Carne magra de porco com cogumelos. Banana flambe com cacau.
Lanche: Maçã. Torrada integral com mel.
Jantar: Pizza mediterrânica.

Sexta-feira

Café da manhã: Suco de laranja. Torradas integrais com azeite de oliva. Banana.
Almoço: Barra de cereais integrais sem açúcar. Batido natural de pêra.
Comida: Salteado de grão de bico com ervilhas, cebola e tomate. Atum grelhado com couve-flor no vapor. Arroz com leite de baixo teor de açúcar.
Lanche: Sanduíche de fiambre e queijo fresco com tomate.
Jantar: Omelete de pimentão e cebola. Salada de endibias e pepino.

Sábado

Café da manhã: Iogurte com sabor. Muffins integrais com mel. Salada de frutas.
Almoço: Leite desnatado com farelo de aveia. Mirtilo.
Almoço: Sopa de marisco. Paella mista. Torta de amêndoas baixa em açúcar.
Lanche: Torrada com geléia baixa em açúcar.
Jantar: Acelgas refogadas com alhos. Frango grelhado.

Domingo

Café da manhã: Leite desnatado. Torradas integrais com azeite de oliva e produtos de charcutaria. Tangerina.
Almoço: Iogurte sabor com groselhas frescas. Kiwi.
Comida: Salada mista. Lasanha de espinafre. Pudim baixo teor de açúcar.
Lanche: Shake de chocolate.
Jantar: Creme de cenoura e abóbora. Cavala grelhada.

Esse post Dieta mediterrânica: Um menu familiar para toda a semana apareceu primeiro em Remedio Em Conta Blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como remover o esparadrapo sem causar danos

Passos a seguir: 1) Para remover o esparadrapo sem dor é importante aquecer o material para que o adesivo se enfraqueça e saia com mais facilidade. Coloque o seu secador de cabelo no ajuste de calor mais baixo para evitar queimar sua derme, mantendo-a cerca de 15 centímetros da pele, mas certificando-se de que se gere o calor suficiente para que sua derme é quente. 2) Uma vez que o material esteja quente, molhar um algodão com óleo de bebê, em seguida, esfregue o óleo na zona quente. Deixe o óleo na superfície da pele durante alguns minutos para hidrata-la e também para permitir que este produto gorduroso enfraqueça a cola do esparadrapo. 3) Agora, com muita suavidade, tira o esparadrapo que sairá facilmente da pele e sem fazer dano, graças aos passos anteriores. Se ainda não cola na sua pele, você pode removê-lo com um algodão embaçado em acetona e esfregando suavemente ou, no caso de haver alguma ferida ou lesão na área, com um pouco de óleo de bebê. 4) Outra alternativa para rem

Como se chama o médico do estômago

Quem é o médico do estômago? A especialização médica que se ocupa de estudar o aparelho digestivo e as doenças que podem dar para ele é a gastroenterologia, portanto, o médico do estômago é chamado gastroenterologista. Além deste órgão, o gastroenterologista também se ocupa de estudar e tratar o esôfago, intestinos delgados e espessos, reto, ânus, e as glândulas digestivas, isto é, vias biliares, fígado, pâncreas e todas as doenças associadas a esses órgãos. Especialidades de gastroenterologia Se a gastroenterologia é uma especialização da medicina, esta, por sua vez, foi-se ramificando em diversas especialidades que lidam com mais precisão as diferentes patologias dependendo de quais os órgãos afetados. Veja abaixo quais são as mais importantes: Hepatología A hepatología é o ramo da gastroenterologia, que se ocupa das doenças hepáticas, ou seja, as do fígado, pâncreas e ductos biliares. Por ser uma das áreas mais complexas do corpo, foi necessário formar e especializar médicos ne

10 remédios naturais para dormir melhor

Se quando chega a noite, você não pode parar de dar voltas na cama e dormir, talvez sofre de insônia. Este é um dos distúrbios do sono mais comuns, e pode ter conseqüências diretas sobre o seu desempenho físico e mental. Mas não se preocupe, aqui nós compartilhamos alguns remédios naturais que podem ajudar a combatê-lo. O que é insônia? É um distúrbio do sono comum, que se caracteriza por problemas para conciliar o sono, adormecer, ou ambas as coisas. Os especialistas indicam que as pessoas que sofrem de estresse ou depressão, têm horários de trabalho irregulares ou inexistentes, ou um estilo de vida sedentário, são mais vulneráveis à doença. Como tratá-la? Um médico pode prescrever certos medicamentos que ajudam a aliviar a insônia e redefinir os horários de sono. As terapias cognitivas comportamentais também demonstraram ser eficazes, reduzindo os sintomas do transtorno, como a ansiedade. No entanto, a principal mudança deve acontecer no estilo de vida, aqui nós temos que hábitos