Pular para o conteúdo principal

Como se chama o médico do estômago

Quem é o médico do estômago?

A especialização médica que se ocupa de estudar o aparelho digestivo e as doenças que podem dar para ele é a gastroenterologia, portanto, o médico do estômago é chamado gastroenterologista. Além deste órgão, o gastroenterologista também se ocupa de estudar e tratar o esôfago, intestinos delgados e espessos, reto, ânus, e as glândulas digestivas, isto é, vias biliares, fígado, pâncreas e todas as doenças associadas a esses órgãos.

Especialidades de gastroenterologia

Se a gastroenterologia é uma especialização da medicina, esta, por sua vez, foi-se ramificando em diversas especialidades que lidam com mais precisão as diferentes patologias dependendo de quais os órgãos afetados. Veja abaixo quais são as mais importantes:

Hepatología

A hepatología é o ramo da gastroenterologia, que se ocupa das doenças hepáticas, ou seja, as do fígado, pâncreas e ductos biliares. Por ser uma das áreas mais complexas do corpo, foi necessário formar e especializar médicos nesta disciplina para poder dar um serviço muito mais acordo e útil para cada paciente. Procedimentos e patologias como o transplante de fígado, hepatite, câncer de fígado ou cirrose são seguidos pelos médicos hepatólogos.

Proctología

A proctología, também conhecido por coloproctologia, é o ramo da gastroenterologia que se ocupa do tratamento, diagnóstico e cirurgia das doenças que dizem respeito ao ânus, cólon e reto, tais como a fissura anal, hemorróidas, prisão de ventre, os abscesso retal, a incontinência fecal, os pólipos de cólon, a colite ulcerosa e uma grande variedade de patologias.

Gastroenterologia pediátrica

Como o seu nome indica, a gastroenterologia pediátrica especializada na área da pediatria, ou seja, em crianças. As crianças não podem ser tratados como adultos em miniatura, o momento que estão vivendo há que seu corpo seja diferente e precisam de alguns cuidados e tratamentos especiais, dirigidos ao seu organismo ainda por amadurecer.

Seu modo de se expressar também é diferente, não têm as mesmas preocupações que os adultos e, geralmente, não saber o que responder ou o que deve chamar a atenção sobre suas doenças. Os gastroenterólogos pediatras sabem como tratar as crianças e a seus problemas particulares, tanto do ponto de vista médico, como emocional e social.

História da gastroenterologia

Se há algo que revolucionou a medicina no campo da gastroenterologia é a técnica de endoscopia, um procedimento através do qual se podem detectar e examinar tumores, úlceras e outros problemas do sistema digestivo, sem a necessidade de intervir cirurgicamente.

Em 1958, teve lugar em Washington, o primeiro congresso de gastroenterologia, e foi lá onde se apresentou pela primeira vez o fibroscópio gastroduodenal flexível de fibra de vidro, um aparelho que permitia observar visualmente o interior do estômago e esôfago que, com as melhorias posteriores, facilitou-se o que hoje conhecemos como a endoscopia.

A endoscopia

A endoscopia é a introdução de um tubo no interior do sistema digestivo, que permite observá-lo por dentro. Dependendo de onde você entra, algo que terá que ver com o que se queira observar, esta técnica recebe um nome ou outro:

  • Gastroscopia: se é introduzido pela boca para observar esôfago e estômago.
  • Colonoscopia: se é introduzido através do ânus para observar reto e cólon.

Quando recorrer ao gastroenterologista?

Agora que você já sabe como se chama o médico do estômago, é momento de se perguntar quando recorrer a ele. Em princípio, perante qualquer problema de saúde que você tem, o melhor é visitar primeiro o seu médico. Ele deve analisar a sua situação e será que decida a que especialista, deve-se dirigir, derivando-se um gastroenterologista quando presentes alguns sintomas de que não pode curar com seus meios ou sejam pouco frequentes.
Este artigo é meramente informativo, no Remédio em Conta não temos autoridade para prescrever qualquer tratamento médico, nem fazer qualquer tipo de diagnóstico. Nós convidamos você a ir a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de doença ou mal-estar.
Se você deseja ler mais artigos parecidos a Como se chama o médico do estômago, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e efeitos colaterais.

Esse post Como se chama o médico do estômago apareceu primeiro em Remedio Em Conta Blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como remover o esparadrapo sem causar danos

Passos a seguir: 1) Para remover o esparadrapo sem dor é importante aquecer o material para que o adesivo se enfraqueça e saia com mais facilidade. Coloque o seu secador de cabelo no ajuste de calor mais baixo para evitar queimar sua derme, mantendo-a cerca de 15 centímetros da pele, mas certificando-se de que se gere o calor suficiente para que sua derme é quente. 2) Uma vez que o material esteja quente, molhar um algodão com óleo de bebê, em seguida, esfregue o óleo na zona quente. Deixe o óleo na superfície da pele durante alguns minutos para hidrata-la e também para permitir que este produto gorduroso enfraqueça a cola do esparadrapo. 3) Agora, com muita suavidade, tira o esparadrapo que sairá facilmente da pele e sem fazer dano, graças aos passos anteriores. Se ainda não cola na sua pele, você pode removê-lo com um algodão embaçado em acetona e esfregando suavemente ou, no caso de haver alguma ferida ou lesão na área, com um pouco de óleo de bebê. 4) Outra alternativa para rem

10 remédios naturais para dormir melhor

Se quando chega a noite, você não pode parar de dar voltas na cama e dormir, talvez sofre de insônia. Este é um dos distúrbios do sono mais comuns, e pode ter conseqüências diretas sobre o seu desempenho físico e mental. Mas não se preocupe, aqui nós compartilhamos alguns remédios naturais que podem ajudar a combatê-lo. O que é insônia? É um distúrbio do sono comum, que se caracteriza por problemas para conciliar o sono, adormecer, ou ambas as coisas. Os especialistas indicam que as pessoas que sofrem de estresse ou depressão, têm horários de trabalho irregulares ou inexistentes, ou um estilo de vida sedentário, são mais vulneráveis à doença. Como tratá-la? Um médico pode prescrever certos medicamentos que ajudam a aliviar a insônia e redefinir os horários de sono. As terapias cognitivas comportamentais também demonstraram ser eficazes, reduzindo os sintomas do transtorno, como a ansiedade. No entanto, a principal mudança deve acontecer no estilo de vida, aqui nós temos que hábitos