Pular para o conteúdo principal

Como atuam as endorfinas

O que são as endorfinas?

As endorfinas são substâncias que o organismo sintetiza de forma natural, são as células situadas ao nível do hipotálamo e da glândula pituitária que se encarregam de sua segregação. Estão presentes também no sistema digestivo e na medula espinhal. A questão que aqui nos interessa é que as endorfinas são liberados apenas em determinadas situações, tais como o estresse, a dor, o esforço intenso ou a excitação sexual. É nessas situações em que as endorfinas liberadas atuam como analgésicos naturais. O que queremos dizer com isso? Que agem atenuando a dor.

Se o hipotálamo está submetido a uma certa excitação, a sensação de euforia motivada pela liberação de endorfinas se mantém. Além de regular a função respiratória, as endorfinas atuam também induzindo o sono. No caso do ato sexual, quando se atinge o clímax, ou seja, o orgasmo, as endorfinas atuam em determinadas áreas do hipotálamo, promovendo o relaxamento do corpo

O que implica um baixo nível de endorfinas

Às vezes, há certos sintomas indicativos de um nível de endorfinas baixo. Por exemplo, se uma pessoa tem dificuldade em aproveitar a vida, encontrar motivações em suas rotinas diárias ou sente que as boas notícias apenas representam uma alegria momentânea ou de baixa intensidade, possivelmente, os níveis de endorfinas são bastante baixos.

De fato, se as pessoas tivéssemos um nível nulo de endorfinas, não sentiríamos prazer por nada. As pessoas com um nível muito baixo de endorfinas são muito mais sensíveis e sofrem mais do que outras, perante as adversidades da vida e das decepções. Com certeza, têm mais dificuldade de superar essas situações e se sentem parte de estagnação e presas. Costumam ser pessoas que choram com regularidade ao sentir-se desbordadas facilmente. Além disso, sentem-se tristes, muitas vezes ou sofrem períodos de tristeza sem razão aparente ou, pelo menos, sem chegar a exterioriza-lo e mostrá-lo perante as pessoas de seu ambiente.

Como aumentar as endorfinas

Se queremos aumentar os níveis de endorfinas, podem ajudar-nos algumas atividades como, por exemplo, a meditação e a prática de atividades relaxantes, e é que esta será uma boa forma de combater o estresse e alcançar um maior bem-estar emocional.

Também é importante mudar a nossa forma de comer, já que a alimentação tem um papel muito importanteen o nível de endorfinas. Um exemplo disso é que, se não consumimos a quantidade adequada de proteínas, não teremos de aminoácidos suficientes para produzir as endorfinas. Outros alimentos que favorecem a segregação destes hormônios são os alimentos doces, ricos em vitamina B e C e as leguminosas. Às vezes, tudo se explica por questões genéticas, por isso que, nestes casos, deveremos explorar em nosso histórico familiar.

Seja qual for o motivo que leva a um baixo nível de endorfinas, é importante que façamos o possível para reverter a situação. Sobre tudo porque são as responsáveis, entre outras coisas, de ajudar-nos a recuperar a calma após as experiências negativas. Após os eventos traumáticos, como a perda de alguém muito querido, ter um nível mais baixo ou mais alto de endorfinas pode ter muito que ver e influenciar na nossa recuperação.

Se o normal é se recuperar depois de um tempo, quando a pessoa tem baixos níveis de endorfinas, experimenta uma dor emocional e físico mais intenso do que o habitual. Além disso, terá mais dificuldade para recuperar-se por completo e voltar a sentir-se bem. Em suma, como dissemos antes, tudo será mais complicado sem o analgésico emocional natural que representam as endorfinas.

No seguinte artigo do Remédio em Conta explicamos mais sobre Como aumentar as endorfinas.

Este artigo é meramente informativo, no Remédio em Conta não temos autoridade para prescrever qualquer tratamento médico, nem fazer qualquer tipo de diagnóstico. Nós convidamos você a ir a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de doença ou mal-estar.
Se você deseja ler mais artigos parecidos a Como atuam as endorfinas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde mental.

Esse post Como atuam as endorfinas apareceu primeiro em Remedio Em Conta Blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Removendo unhas de fibra

Primeiro que tudo, sabes o que são unhas de fibra de vidro? Eles são filamentos de fibra de vidro em forma de unhas naturais. Como resultado, eles são fixados com gel e expostos em caixas de luz. Além disso, este tipo de unha é mais resistente do que as unhas de gel, por exemplo. Também tem um resultado mais natural. As unhas de fibra de vidro, se bem cuidadas, podem durar meses. Este tratamento requer uma manutenção quinzenal, ou no máximo num espaço de 20 em 20 dias. Enquanto o processo de colocação varia de R$150 a R$250, o processo de manutenção varia de acordo com a manicure. Além disso, uma sugestão é que tanto a manutenção como a colocação das unhas de vidro não devem ser feitas em casa, mas com um profissional. Como colocar unhas de fibra de vidro Em primeiro lugar, importa salientar que este procedimento deve ser realizado por um profissional. Inicialmente, as unhas serão polidas com muito cuidado. Em seguida, uma camada de gel é aplicada para moldar a unha. Pouco depois...

Esclerose subcondral , causas e tratamento

Tratamento da esclerose subcondral Os tratamento da esclerose subcondral podem ser variados, dependendo da área de tratamento e a intensidade, abaixo listamos alguns, mas lembre-se que deve ser sempre um médico que determine o tratamento: Exercícios físicos como natação e bicicleta estática. Redução do peso corporal. Fisioterapia. Eletroterapia. Terapiadel movimento. Aparelhos ortopédicos. Terapiatermal. Acupuntura. De ozono. Suplementar a dieta alimentar com glucosamina, condroitin e metil sulfonilmetano. Exercícios de fortalecimento e alongamento dos músculos que suportam a coluna. Evitar as más posturas e inadequada mecânica corporal. Sintomas da esclerose subcondral Quando a cartilagem cotiloídeo e da cabeça femoral vão diminuindo de altura, vai produzindo uma esclerose subcondral, que representa uma forma de reações do osso diante da falha do tecido cartilaginoso hialino. Sobre os 55 anos podem-se observar ulceraciones e erosões que deixam o osso subcondral sem su...

Alergia a sulfamidas: você é alérgico a medicamentos sulfamidas?

A alergia sulfamidas se refere às reações adversas observadas em seu corpo após o consumo de medicamentos pertencentes ao grupo das sulfonamidas. Este grupo de medicamentos foi um dos antibióticos comumente recomendados. O que é a alergia às sulfamidas? Ainda se aconselhavam em casos em que outros grupos de antibióticos são considerados não tão potente como este. Algumas pessoas tendem a reagir exageradamente as doses recomendadas, geralmente destes fármacos. Isso foi atribuído a alguma variação no sistema de defesa do seu corpo ou o sistema imunológico. Você pode desenvolver reações alérgicas que se assemelham a qualquer outra alergia a alguns minutos ou poucas horas depois de tomar o medicamento. Alguns dos sintomas comuns incluem a formação de erupções na pele. Embora esses medicamentos geralmente dão lugar a reações leves, às vezes, podem conduzir a situações que ameaçam a vida e que precisam de atenção imediata. A alergia às sulfamidas observa-se que afeta cerca de 3% de todas ...