Pular para o conteúdo principal

Causas do inchaço no dedo do pé

Inchaço no dedão do pé por joanetes

Os joanetes são um inchaço no pé causado por um desvio do osso do dedão do pé, chamada de Hálux Valgo. Este desvio vai produzindo quando o dedo gordo começa a descansar sobre o segundo dedo, o que vai formando uma protuberância ou inchaço no lado externo do pé. O desvio que produz estes joanetes normalmente é causada por um calçado inadequado, razões hereditárias ou outras como os pés planos.

Embora o sintoma mais claro de que você está sofrendo joanetes é, precisamente, o volume no dedo do pé, também deve ser acompanhado pelos seguintes sinais:

  • Volume de vermelho e inflamado.
  • Dor permanente da zona do volume ou fonte.
  • Aparecimento de calos ou bolhas por o dedo gordo.
  • A pele da camada externa da fonte apresenta-se endurecida e callosa.
  • A sensação de queimação e dormência.

Também pode ocorrer uma protuberância ou inchaço no pé que se chama fonte de alfaiate ou de bunionette. Ao contrário dos joanetes que já explicado, este volume ocorre por causa de um desvio do osso do quinto dedo do pé, também chamada de Quinto Varus. Os sintomas da fonte de alfaiate são muito semelhantes ao do fonte do dedo grande do pé.

Neste outro artigo de Remédio em Conta te contamos Como escolher o calçado se você tem joanetes.

Gota no pé

A gota é um tipo de artrite que se localiza no pé e é causada por ter um nível demasiado elevado de ácido úrico no nosso corpo, o que acaba por acumular-se no interior de nosso organismo. Esta acumulação de ácido úrico forma uma espécie de depósitos ou volumes de ácido úrico nas articulações e, em geral, estas gotas se localizam no dedão do pé, mas também podem aparecer no tornozelo, calcanhar e joelhos entre outros.

É provável que a causa do inchaço no dedo de seu pé seja porque você está sofrendo a gota, sempre e quando este sintoma está acompanhado dos seguintes:

  • Dor súbita e insuportável que normalmente se inicia durante a noite.
  • As articulações do pé estão inchado, de cor avermelhada, quente e muito sensíveis ao toque.
  • Durante o ataque de gota pode ocorrer febre.
  • Aparição de tofos depois do primeiro ataque (pacotes com uma substância esbranquiçada).

Volume no dedo do pé por capsulitis

Os ligamentos que ficam na base do segundo dedo do pé formam uma espécie de cápsula que se encarrega de que as articulações funcionem de maneira correta. A capsulitis é provocada quando esses ligamentos sofrem uma inflamação e criam uma espécie de volume no segundo dedo do pé. Se você já saiu um inchaço no dedo do pé, é muito provável que tenha capsulitis se, além disso, apresentar os seguintes sintomas:

  • Dor latejante na parte anterior da planta do pé, como se tivesse uma pedra dentro do sapato.
  • Inchaço em toda a área afetada, incluindo o dedo.
  • Desvio do segundo dedo para o dedo gordo (em estágios mais avançados da doença).

Cistos ganglionares nos pés

Os cistos ganglionares são pacotes não-cancerígenos, que, em geral, costumam desenvolver-se nas articulações das mãos e pulsos, mas que também, algumas pessoas apresentaram estes cistos em outras áreas, como os tornozelos e os pés, inclusive os dedos. Um cisto no celular pode ser a causa de seu volume em algum dedo de seu pé se apresenta as seguintes características:

  • O tamanho de um nódulo é muito pequeno, do tamanho de uma ervilha.
  • Sua forma é geralmente oval e está cheio de líquido vizcoso.
  • Ao contrário de outros pacotes ou doenças no pé, os cistos ganglionares são indoloros.

Tumor de células gigantes

O tumor de células gigantes é um tumor ósseo benigno raro que pode se desenvolver nas bainhas dos tendões dos dedos dos pés, no interior deste, ou em qualquer área do pé, mas é mais comum em outras áreas, como a mão, o músculo e/ou o fêmur, entre outros. O tumor é do tipo benigno se apresenta em pessoas com idade entre 20 e 50 anos, sendo as mulheres as mais propensas a todos os sofrimentos. Distingue-Se de outras doenças do pé por apresentar um volume em qualquer dedo do pé doloroso, irregular e com um tamanho que pode atingir cerca de 4 centímetros. Embora, tal como já indicado, o tumor de células gigantes é muito pouco frequente, se você suspeitar que você pode ser a possível causa do inchaço no dedo do pé, é muito importante que acudas imediatamente para um especialista.

Este artigo é meramente informativo, no Remédio em Conta não temos autoridade para prescrever qualquer tratamento médico, nem fazer qualquer tipo de diagnóstico. Nós convidamos você a ir a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de doença ou mal-estar.
Se você deseja ler mais artigos parecidos a Causas do inchaço no dedo do pé, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde da Família.

Esse post Causas do inchaço no dedo do pé apareceu primeiro em Remedio Em Conta Blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como remover o esparadrapo sem causar danos

Passos a seguir: 1) Para remover o esparadrapo sem dor é importante aquecer o material para que o adesivo se enfraqueça e saia com mais facilidade. Coloque o seu secador de cabelo no ajuste de calor mais baixo para evitar queimar sua derme, mantendo-a cerca de 15 centímetros da pele, mas certificando-se de que se gere o calor suficiente para que sua derme é quente. 2) Uma vez que o material esteja quente, molhar um algodão com óleo de bebê, em seguida, esfregue o óleo na zona quente. Deixe o óleo na superfície da pele durante alguns minutos para hidrata-la e também para permitir que este produto gorduroso enfraqueça a cola do esparadrapo. 3) Agora, com muita suavidade, tira o esparadrapo que sairá facilmente da pele e sem fazer dano, graças aos passos anteriores. Se ainda não cola na sua pele, você pode removê-lo com um algodão embaçado em acetona e esfregando suavemente ou, no caso de haver alguma ferida ou lesão na área, com um pouco de óleo de bebê. 4) Outra alternativa para rem

Como se chama o médico do estômago

Quem é o médico do estômago? A especialização médica que se ocupa de estudar o aparelho digestivo e as doenças que podem dar para ele é a gastroenterologia, portanto, o médico do estômago é chamado gastroenterologista. Além deste órgão, o gastroenterologista também se ocupa de estudar e tratar o esôfago, intestinos delgados e espessos, reto, ânus, e as glândulas digestivas, isto é, vias biliares, fígado, pâncreas e todas as doenças associadas a esses órgãos. Especialidades de gastroenterologia Se a gastroenterologia é uma especialização da medicina, esta, por sua vez, foi-se ramificando em diversas especialidades que lidam com mais precisão as diferentes patologias dependendo de quais os órgãos afetados. Veja abaixo quais são as mais importantes: Hepatología A hepatología é o ramo da gastroenterologia, que se ocupa das doenças hepáticas, ou seja, as do fígado, pâncreas e ductos biliares. Por ser uma das áreas mais complexas do corpo, foi necessário formar e especializar médicos ne

10 remédios naturais para dormir melhor

Se quando chega a noite, você não pode parar de dar voltas na cama e dormir, talvez sofre de insônia. Este é um dos distúrbios do sono mais comuns, e pode ter conseqüências diretas sobre o seu desempenho físico e mental. Mas não se preocupe, aqui nós compartilhamos alguns remédios naturais que podem ajudar a combatê-lo. O que é insônia? É um distúrbio do sono comum, que se caracteriza por problemas para conciliar o sono, adormecer, ou ambas as coisas. Os especialistas indicam que as pessoas que sofrem de estresse ou depressão, têm horários de trabalho irregulares ou inexistentes, ou um estilo de vida sedentário, são mais vulneráveis à doença. Como tratá-la? Um médico pode prescrever certos medicamentos que ajudam a aliviar a insônia e redefinir os horários de sono. As terapias cognitivas comportamentais também demonstraram ser eficazes, reduzindo os sintomas do transtorno, como a ansiedade. No entanto, a principal mudança deve acontecer no estilo de vida, aqui nós temos que hábitos