Pular para o conteúdo principal

Alimentos para aumentar as plaquetas conheça a lista

Causas e sintomas de plaquetas baixas

É importante saber que as plaquetas baixas podem dever-se a diferentes causas, como infecções graves, doenças como a dengue, doenças do baço, anemia hemolítica, deficiência de vitamina K e também a doenças mais graves, como a leucemia ou o resultado de um tratamento de quimioterapia. Independentemente da causa, o importante é manter a situação controlada e tentar, na medida do possível aumento da contagem de plaquetas.

Além disso, se você acha que pode ter esse problema, mas ainda não tiver falado com o médico para descobrir e começar a tratá-lo, você deve saber também quais são os sintomas das plaquetas baixas:

  • Cansaço
  • Fadiga
  • Fraqueza
  • Facilidade de ter hematomas
  • Sinais na pele semelhantes às da dermatite
  • Hemorragias nasais, a boca e as gengivas.
  • Contagem plaquetários na análise abaixo dos níveis normais (em casos muito graves, até mesmo inferior a 10.000)

Em seguida, detalhamos como subir as plaquetas com remédios caseiros, centrados na alimentação. Dependendo da doença que tenha dado origem a descida de plaquetas uncambio de dieta pode ser favorável. É importante saber que, embora esses alimentos para aumentar as plaquetas baixas por quimioterapia sim são úteis, realmente, em casos mais graves, como a leucemia, esses alimentos não trazem uma mudança significativa, pelo contrário, em casos de dengue, anemia ou outro tipo de infecções e doenças ajudá-lo significativamente. Por isso, é especialmente nestes casos, quando se recomenda o seu consumo.

Lista de alimentos para subir as plaquetas

Para aumentar o nível de plaquetas no sangue é necessário comer mais alimentos ricos em ferro e em vitaminas como a A, do grupo B, C, D, e e K. Esta é uma lista prática deste tipo de alimentos para aumentar as plaquetas:

  • Kiwi
  • Morangos
  • Limão
  • Lima
  • Goiaba
  • Laranja
  • Pimenta-do-reino
  • Cenoura
  • Aipo
  • Beterraba
  • Paramentos
  • Água de coco
  • Fígado
  • Carnes vermelhas

Subir as plaquetas rápido com alimentos ricos em ferro

Diante de uma queda das plaquetas é necessário ingerir alimentos com um elevado aporte de vitaminas e minerais, que ajudam a que o nosso corpo produza mais plaquetas e, assim, recuperar a nossa saúde. Reduzir a ingestão de alimentos processados, doces e bolos e aumentar o consumo de vegetais, frutas e carnes saudáveis é um passo importante para aumentar as plaquetas efetivamente.

Um dos minerais mais necessários para tratar as plaquetas baixas, é o ferro, assim que se você se pergunta como fazer o upload das plaquetas rápido você deve saber que o ferro que ingerimos é um fator muito importante, uma vez que em casos de anemia, é necessário aumentar o consumo de ferro, de forma rápida, já que as plaquetas baixas causam fadiga e sonolência, além de outros problemas de saúde. Assim, devem ser incluídos na dieta alimentos como o espinafre, os paramentos, as lentilhas, o pimentão vermelho, o fígado e a goiaba.

Sucos para subir as plaquetas

As vitaminas C e K são grandes aliadas para aumentar a contagem de plaquetas, você pode obtê-los de frutas e produtos hortícolas, como kiwi, morangos, a laranja, o limão, a goiaba, o pimentão, a cenoura, a beterraba e aipo. Mas podem ser consumidas crus diretamente ou em saladas e saladas de frutas uma boa dica, principalmente para os pacientes que são mais fracos, é tomar esses alimentos em um refrescante suco ou se são apenas legumes ou produtos hortícolas, em purês, cremes e caldos.

Deste modo, você pode aproveitar esses alimentos em pratos e sucos que conseguirão aumentar o nível de plaquetas ou plaquetas no sangue. Além disso, neste outro artigo sobre receitas para aumentar as plaquetas conhecer seus melhores alternativas.

Suco de goiaba e pimentão vermelho para subir as plaquetas

Ambos os ingredientes são muito ricos em vitamina C, fornecendo também outras como a vitamina A, do complexo B e D, que ajudam a melhorar o estado de nosso sistema imunológico e a recuperar rapidamente a esta condição. Você pode beber um ou dois copos por dia, além de incorporar o pimento vermelho às suas receitas e a goiaba em seu consumo diário. Para preparar um copo deste suco precisará de 2 goiabas e 1 pimentão vermelho, lave bem e descasque e corte, removendo as sementes, depois misture com 1 copo pequeno de água e tomar.

Como aumentar as plaquetas naturalmente com água de coco

Entre os alimentos que servem para aumentar as plaquetas também não pode faltar água de coco. Além de proporcionar uma hidratação eficaz, este ingrediente contém vitamina A e C, cálcio, potássio e ferro, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e promover uma rápida recuperação das plaquetas. Você pode consumi-la como uma alternativa nutritiva água natural em algumas ocasiões ao longo do dia.

É importante que adquirir uma água de coco orgânica e se certifique de que é o mais natural possível, evitando produtos muito comerciais que levam aditivos, açúcares e outras substâncias desnecessárias e até mesmo prejudiciais.

Alimentos que baixam as plaquetas e há que evitar

Se você estiver interessado em saber mais detalhes sobre como aumentar as plaquetas rapidamente deve ter em conta que uma das coisas mais importantes além de tomar medicamentos para aumentar as plaquetas que nos recomende o médico e incluir estes tipos de alimentos, na nossa alimentação, há também que ter em conta uma série de alimentos que baixam as plaquetas e que, portanto, devem ser evitados a todo custo.

Entre eles encontramos abacaxi, devido a sua composição e o seu elevado nível de bromelaína, a cebola e o alho já que contêm alicina, que é uma substância que oxida e quebra as células sanguíneas, e alimentos ricos em omega 3, que em excesso dificulta a recuperação dos trombócitos, como o peixe, o marisco e os frutos secos.

Além da alimentação, existem outras dicas que você pode seguir para melhorar a contagem de plaquetas, em nosso artigo como fazer o upload de plaquetas pode encontrar mais dicas. E se quiser saber mais sobre o assunto consulte o artigo o que são as plaquetas do sangue e para que servem.

Se, após um exame de sangue a sua contagem de plaquetas saiu alterado, você deve consultar um hematologista de forma imediata para determinar a origem do rebaixamento e tomar as medidas necessárias.
Este artigo é meramente informativo, no Remédio em Conta não temos autoridade para prescrever qualquer tratamento médico, nem fazer qualquer tipo de diagnóstico. Nós convidamos você a ir a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de doença ou mal-estar.
Se você deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos para aumentar as plaquetas – conheça a lista, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e efeitos colaterais.

Esse post Alimentos para aumentar as plaquetas conheça a lista apareceu primeiro em Remedio Em Conta Blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como remover o esparadrapo sem causar danos

Passos a seguir: 1) Para remover o esparadrapo sem dor é importante aquecer o material para que o adesivo se enfraqueça e saia com mais facilidade. Coloque o seu secador de cabelo no ajuste de calor mais baixo para evitar queimar sua derme, mantendo-a cerca de 15 centímetros da pele, mas certificando-se de que se gere o calor suficiente para que sua derme é quente. 2) Uma vez que o material esteja quente, molhar um algodão com óleo de bebê, em seguida, esfregue o óleo na zona quente. Deixe o óleo na superfície da pele durante alguns minutos para hidrata-la e também para permitir que este produto gorduroso enfraqueça a cola do esparadrapo. 3) Agora, com muita suavidade, tira o esparadrapo que sairá facilmente da pele e sem fazer dano, graças aos passos anteriores. Se ainda não cola na sua pele, você pode removê-lo com um algodão embaçado em acetona e esfregando suavemente ou, no caso de haver alguma ferida ou lesão na área, com um pouco de óleo de bebê. 4) Outra alternativa para rem

Como se chama o médico do estômago

Quem é o médico do estômago? A especialização médica que se ocupa de estudar o aparelho digestivo e as doenças que podem dar para ele é a gastroenterologia, portanto, o médico do estômago é chamado gastroenterologista. Além deste órgão, o gastroenterologista também se ocupa de estudar e tratar o esôfago, intestinos delgados e espessos, reto, ânus, e as glândulas digestivas, isto é, vias biliares, fígado, pâncreas e todas as doenças associadas a esses órgãos. Especialidades de gastroenterologia Se a gastroenterologia é uma especialização da medicina, esta, por sua vez, foi-se ramificando em diversas especialidades que lidam com mais precisão as diferentes patologias dependendo de quais os órgãos afetados. Veja abaixo quais são as mais importantes: Hepatología A hepatología é o ramo da gastroenterologia, que se ocupa das doenças hepáticas, ou seja, as do fígado, pâncreas e ductos biliares. Por ser uma das áreas mais complexas do corpo, foi necessário formar e especializar médicos ne

10 remédios naturais para dormir melhor

Se quando chega a noite, você não pode parar de dar voltas na cama e dormir, talvez sofre de insônia. Este é um dos distúrbios do sono mais comuns, e pode ter conseqüências diretas sobre o seu desempenho físico e mental. Mas não se preocupe, aqui nós compartilhamos alguns remédios naturais que podem ajudar a combatê-lo. O que é insônia? É um distúrbio do sono comum, que se caracteriza por problemas para conciliar o sono, adormecer, ou ambas as coisas. Os especialistas indicam que as pessoas que sofrem de estresse ou depressão, têm horários de trabalho irregulares ou inexistentes, ou um estilo de vida sedentário, são mais vulneráveis à doença. Como tratá-la? Um médico pode prescrever certos medicamentos que ajudam a aliviar a insônia e redefinir os horários de sono. As terapias cognitivas comportamentais também demonstraram ser eficazes, reduzindo os sintomas do transtorno, como a ansiedade. No entanto, a principal mudança deve acontecer no estilo de vida, aqui nós temos que hábitos