Pular para o conteúdo principal

Alimentos para aumentar as plaquetas conheça a lista

Causas e sintomas de plaquetas baixas

É importante saber que as plaquetas baixas podem dever-se a diferentes causas, como infecções graves, doenças como a dengue, doenças do baço, anemia hemolítica, deficiência de vitamina K e também a doenças mais graves, como a leucemia ou o resultado de um tratamento de quimioterapia. Independentemente da causa, o importante é manter a situação controlada e tentar, na medida do possível aumento da contagem de plaquetas.

Além disso, se você acha que pode ter esse problema, mas ainda não tiver falado com o médico para descobrir e começar a tratá-lo, você deve saber também quais são os sintomas das plaquetas baixas:

  • Cansaço
  • Fadiga
  • Fraqueza
  • Facilidade de ter hematomas
  • Sinais na pele semelhantes às da dermatite
  • Hemorragias nasais, a boca e as gengivas.
  • Contagem plaquetários na análise abaixo dos níveis normais (em casos muito graves, até mesmo inferior a 10.000)

Em seguida, detalhamos como subir as plaquetas com remédios caseiros, centrados na alimentação. Dependendo da doença que tenha dado origem a descida de plaquetas uncambio de dieta pode ser favorável. É importante saber que, embora esses alimentos para aumentar as plaquetas baixas por quimioterapia sim são úteis, realmente, em casos mais graves, como a leucemia, esses alimentos não trazem uma mudança significativa, pelo contrário, em casos de dengue, anemia ou outro tipo de infecções e doenças ajudá-lo significativamente. Por isso, é especialmente nestes casos, quando se recomenda o seu consumo.

Lista de alimentos para subir as plaquetas

Para aumentar o nível de plaquetas no sangue é necessário comer mais alimentos ricos em ferro e em vitaminas como a A, do grupo B, C, D, e e K. Esta é uma lista prática deste tipo de alimentos para aumentar as plaquetas:

  • Kiwi
  • Morangos
  • Limão
  • Lima
  • Goiaba
  • Laranja
  • Pimenta-do-reino
  • Cenoura
  • Aipo
  • Beterraba
  • Paramentos
  • Água de coco
  • Fígado
  • Carnes vermelhas

Subir as plaquetas rápido com alimentos ricos em ferro

Diante de uma queda das plaquetas é necessário ingerir alimentos com um elevado aporte de vitaminas e minerais, que ajudam a que o nosso corpo produza mais plaquetas e, assim, recuperar a nossa saúde. Reduzir a ingestão de alimentos processados, doces e bolos e aumentar o consumo de vegetais, frutas e carnes saudáveis é um passo importante para aumentar as plaquetas efetivamente.

Um dos minerais mais necessários para tratar as plaquetas baixas, é o ferro, assim que se você se pergunta como fazer o upload das plaquetas rápido você deve saber que o ferro que ingerimos é um fator muito importante, uma vez que em casos de anemia, é necessário aumentar o consumo de ferro, de forma rápida, já que as plaquetas baixas causam fadiga e sonolência, além de outros problemas de saúde. Assim, devem ser incluídos na dieta alimentos como o espinafre, os paramentos, as lentilhas, o pimentão vermelho, o fígado e a goiaba.

Sucos para subir as plaquetas

As vitaminas C e K são grandes aliadas para aumentar a contagem de plaquetas, você pode obtê-los de frutas e produtos hortícolas, como kiwi, morangos, a laranja, o limão, a goiaba, o pimentão, a cenoura, a beterraba e aipo. Mas podem ser consumidas crus diretamente ou em saladas e saladas de frutas uma boa dica, principalmente para os pacientes que são mais fracos, é tomar esses alimentos em um refrescante suco ou se são apenas legumes ou produtos hortícolas, em purês, cremes e caldos.

Deste modo, você pode aproveitar esses alimentos em pratos e sucos que conseguirão aumentar o nível de plaquetas ou plaquetas no sangue. Além disso, neste outro artigo sobre receitas para aumentar as plaquetas conhecer seus melhores alternativas.

Suco de goiaba e pimentão vermelho para subir as plaquetas

Ambos os ingredientes são muito ricos em vitamina C, fornecendo também outras como a vitamina A, do complexo B e D, que ajudam a melhorar o estado de nosso sistema imunológico e a recuperar rapidamente a esta condição. Você pode beber um ou dois copos por dia, além de incorporar o pimento vermelho às suas receitas e a goiaba em seu consumo diário. Para preparar um copo deste suco precisará de 2 goiabas e 1 pimentão vermelho, lave bem e descasque e corte, removendo as sementes, depois misture com 1 copo pequeno de água e tomar.

Como aumentar as plaquetas naturalmente com água de coco

Entre os alimentos que servem para aumentar as plaquetas também não pode faltar água de coco. Além de proporcionar uma hidratação eficaz, este ingrediente contém vitamina A e C, cálcio, potássio e ferro, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e promover uma rápida recuperação das plaquetas. Você pode consumi-la como uma alternativa nutritiva água natural em algumas ocasiões ao longo do dia.

É importante que adquirir uma água de coco orgânica e se certifique de que é o mais natural possível, evitando produtos muito comerciais que levam aditivos, açúcares e outras substâncias desnecessárias e até mesmo prejudiciais.

Alimentos que baixam as plaquetas e há que evitar

Se você estiver interessado em saber mais detalhes sobre como aumentar as plaquetas rapidamente deve ter em conta que uma das coisas mais importantes além de tomar medicamentos para aumentar as plaquetas que nos recomende o médico e incluir estes tipos de alimentos, na nossa alimentação, há também que ter em conta uma série de alimentos que baixam as plaquetas e que, portanto, devem ser evitados a todo custo.

Entre eles encontramos abacaxi, devido a sua composição e o seu elevado nível de bromelaína, a cebola e o alho já que contêm alicina, que é uma substância que oxida e quebra as células sanguíneas, e alimentos ricos em omega 3, que em excesso dificulta a recuperação dos trombócitos, como o peixe, o marisco e os frutos secos.

Além da alimentação, existem outras dicas que você pode seguir para melhorar a contagem de plaquetas, em nosso artigo como fazer o upload de plaquetas pode encontrar mais dicas. E se quiser saber mais sobre o assunto consulte o artigo o que são as plaquetas do sangue e para que servem.

Se, após um exame de sangue a sua contagem de plaquetas saiu alterado, você deve consultar um hematologista de forma imediata para determinar a origem do rebaixamento e tomar as medidas necessárias.
Este artigo é meramente informativo, no Remédio em Conta não temos autoridade para prescrever qualquer tratamento médico, nem fazer qualquer tipo de diagnóstico. Nós convidamos você a ir a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de doença ou mal-estar.
Se você deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos para aumentar as plaquetas – conheça a lista, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e efeitos colaterais.

Esse post Alimentos para aumentar as plaquetas conheça a lista apareceu primeiro em Remedio Em Conta Blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Removendo unhas de fibra

Primeiro que tudo, sabes o que são unhas de fibra de vidro? Eles são filamentos de fibra de vidro em forma de unhas naturais. Como resultado, eles são fixados com gel e expostos em caixas de luz. Além disso, este tipo de unha é mais resistente do que as unhas de gel, por exemplo. Também tem um resultado mais natural. As unhas de fibra de vidro, se bem cuidadas, podem durar meses. Este tratamento requer uma manutenção quinzenal, ou no máximo num espaço de 20 em 20 dias. Enquanto o processo de colocação varia de R$150 a R$250, o processo de manutenção varia de acordo com a manicure. Além disso, uma sugestão é que tanto a manutenção como a colocação das unhas de vidro não devem ser feitas em casa, mas com um profissional. Como colocar unhas de fibra de vidro Em primeiro lugar, importa salientar que este procedimento deve ser realizado por um profissional. Inicialmente, as unhas serão polidas com muito cuidado. Em seguida, uma camada de gel é aplicada para moldar a unha. Pouco depois...

Esclerose subcondral , causas e tratamento

Tratamento da esclerose subcondral Os tratamento da esclerose subcondral podem ser variados, dependendo da área de tratamento e a intensidade, abaixo listamos alguns, mas lembre-se que deve ser sempre um médico que determine o tratamento: Exercícios físicos como natação e bicicleta estática. Redução do peso corporal. Fisioterapia. Eletroterapia. Terapiadel movimento. Aparelhos ortopédicos. Terapiatermal. Acupuntura. De ozono. Suplementar a dieta alimentar com glucosamina, condroitin e metil sulfonilmetano. Exercícios de fortalecimento e alongamento dos músculos que suportam a coluna. Evitar as más posturas e inadequada mecânica corporal. Sintomas da esclerose subcondral Quando a cartilagem cotiloídeo e da cabeça femoral vão diminuindo de altura, vai produzindo uma esclerose subcondral, que representa uma forma de reações do osso diante da falha do tecido cartilaginoso hialino. Sobre os 55 anos podem-se observar ulceraciones e erosões que deixam o osso subcondral sem su...

Quantos óvulos me restam? Será que é tarde para ser mãe?

As mulheres não somos capazes de criar novos óvulos. Ao nascer, o fazemos com todos aqueles que vão ser libertados durante a nossa vida até chegar à menopausa. Nosso corpo só é capaz de criá-los, enquanto nos desenvolvemos dentro do ventre de nossa mãe. Esta fonte, que ao nascer é de 2 milhões, se reduz muito significativamente, já na puberdade, ficando entre 400.000 e 500.000 oócitos, tem data de validade. Mesmo que a placenta está programada pela natureza para viver 9 meses de vida ou os dentes de leite mudar após a infância, os óvulos, -inevitavelmente – irão perdendo a sua capacidade gestante em chegar os 35-40 anos. Dependendo da idade e da natureza da mulher, a reserva ovariana vai variando. A seleção natural prevê que os melhores óvulos, -os que têm melhores condições para desenvolver uma gravidez – sejam os que se libertem nos primeiros anos de menstruação, quando se é mais jovem. E em conformidade com as mulheres, vamos cumprindo anos, serão desenvolvidos os de pior prognóst...