Pular para o conteúdo principal

Sintomas e tratamento de infecção por clamídia na Garganta

Sintomas da clamídia

A uretrite é geralmente chamada de “doença silenciosa”, pois a pessoa infectada pode não se dar conta da existência do transtorno, por não apresentar desconforto que indiquem alguma anormalidade. No entanto, aqueles que sim desenvolvem sintomas de clamídia na garganta costumam tê-los de uma a três semanas após a infecção.

Uma forte dor de garganta pode ser o principal indício da doença, mas muitas pessoas podem confundi-lo com um mal-estar inócuo. Por esta razão, há que observar que a dor não coincidir com a prática de sexo oral em dias ou semanas anteriores. De corresponder, poderia estar tentando de clamídia.

Outros sintomas que são muito mais visíveis têm que ver com a presença de queimaduras e úlceras, tanto na boca, garganta, assim como tosse e febre.

No Remédio em Conta contamos-lhe como se contrai a infecção por clamídia para que tenha em conta as diferentes possibilidades de recolhê-la.

Complicações da infecção por clamídia na garganta

As bactérias que causam a infecção por clamídia na garganta podem se propagar e causar complicações irreversíveis. No caso dos homens, a doença pode afetar o deslocamento dos espermatozoides, causar prostatite (infecção da próstata) e em casos muito raros, infertilidade.

Enquanto que, para as mulheres, uma infecção por clamídia que não foi tratada, pode resultar em outros transtornos, como a doença inflamatória pélvica, uma condição que pode resultar em danos irreparáveis no sistema reprodutor, impedindo a possibilidade de uma gravidez. Além disso, as mulheres com infecção por clamídia têm seis vezes mais chances de desenvolver câncer de colo de útero. No caso de a mulher engravidar tendo clamídia, pode transmitir a bactéria para o seu bebê na hora do parto, causando pneumonia e danos oculares ao recém-nascido.

Também existe o risco de que tanto homens como mulheres com infecção por clamídia possam desenvolver artitris reativa, um distúrbio que é gerado como uma reação do organismo a uma infecção, que pode causar inflamação nas articulações, olhos e do trato urinário, feridas na boca e erupções na pele.

Tratamento da clamídia

Uma vez diagnosticada a presença de clamídia por um médico especialista, o tratamento consiste na toma de antibióticos durante um, três ou sete dias, de acordo com o que o médico considere. Enquanto o paciente está em tratamento e, pelo menos, uma semana depois deste, não deve ter relações sexuais.

De igual forma, deve informar o(s) parceiro(s) que tenha contraído a infecção para que receba o(n) o tratamento adequado e evitar que a doença continue se espalhando. É importante insistir neste ponto, já que por ser uma doença assintomática, muitos desconhecem que têm clamídia ou evitam ir ao médico, porque acreditam que não têm a doença.

No caso das mulheres grávidas, é possível que ele recomende ou amoxicilina, eritromicina, e ao terminar o tratamento deve ser feito novos exames para confirmar o que já não tem clamídia e que não há risco para o seu bebé.

A clamídia é curável, se detectada a tempo e siga o tratamento indicado, mas não fornece imunidade, por isso que existe o risco de recolhê-la novamente se não forem tomadas as medidas adequadas.

Neste outro artigo falamos de forma detalhada como tratar a infecção por clamídia.

Prevenção da infecção por clamídia

Existem algumas recomendações que podem ajudar a reduzir o risco de infecção por clamídia:

Evitar práticas sexuais de alto risco.

O uso de preservativos durante as relações sexuais, inclusive no sexo oral.

Fazer análises anuais para descartar a presença de clamídia, ou antes de mudar de parceiro.

No Remédio em Conta contamos-lhe como evitar as doenças de transmissão sexual.

Este artigo é meramente informativo, No Remédio em Conta não temos autoridade para prescrever qualquer tratamento médico, nem fazer qualquer tipo de diagnóstico. Nós convidamos você a ir a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de doença ou mal-estar.
Se você deseja ler mais artigos parecidos a Sintomas e tratamento de infecção por clamídia na garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde da Família.

Esse post Sintomas e tratamento de infecção por clamídia na Garganta apareceu primeiro em Remedio Em Conta Blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantos óvulos me restam? Será que é tarde para ser mãe?

As mulheres não somos capazes de criar novos óvulos. Ao nascer, o fazemos com todos aqueles que vão ser libertados durante a nossa vida até chegar à menopausa. Nosso corpo só é capaz de criá-los, enquanto nos desenvolvemos dentro do ventre de nossa mãe. Esta fonte, que ao nascer é de 2 milhões, se reduz muito significativamente, já na puberdade, ficando entre 400.000 e 500.000 oócitos, tem data de validade. Mesmo que a placenta está programada pela natureza para viver 9 meses de vida ou os dentes de leite mudar após a infância, os óvulos, -inevitavelmente – irão perdendo a sua capacidade gestante em chegar os 35-40 anos. Dependendo da idade e da natureza da mulher, a reserva ovariana vai variando. A seleção natural prevê que os melhores óvulos, -os que têm melhores condições para desenvolver uma gravidez – sejam os que se libertem nos primeiros anos de menstruação, quando se é mais jovem. E em conformidade com as mulheres, vamos cumprindo anos, serão desenvolvidos os de pior prognóst...

Alergia a sulfamidas: você é alérgico a medicamentos sulfamidas?

A alergia sulfamidas se refere às reações adversas observadas em seu corpo após o consumo de medicamentos pertencentes ao grupo das sulfonamidas. Este grupo de medicamentos foi um dos antibióticos comumente recomendados. O que é a alergia às sulfamidas? Ainda se aconselhavam em casos em que outros grupos de antibióticos são considerados não tão potente como este. Algumas pessoas tendem a reagir exageradamente as doses recomendadas, geralmente destes fármacos. Isso foi atribuído a alguma variação no sistema de defesa do seu corpo ou o sistema imunológico. Você pode desenvolver reações alérgicas que se assemelham a qualquer outra alergia a alguns minutos ou poucas horas depois de tomar o medicamento. Alguns dos sintomas comuns incluem a formação de erupções na pele. Embora esses medicamentos geralmente dão lugar a reações leves, às vezes, podem conduzir a situações que ameaçam a vida e que precisam de atenção imediata. A alergia às sulfamidas observa-se que afeta cerca de 3% de todas ...

Esclerose subcondral , causas e tratamento

Tratamento da esclerose subcondral Os tratamento da esclerose subcondral podem ser variados, dependendo da área de tratamento e a intensidade, abaixo listamos alguns, mas lembre-se que deve ser sempre um médico que determine o tratamento: Exercícios físicos como natação e bicicleta estática. Redução do peso corporal. Fisioterapia. Eletroterapia. Terapiadel movimento. Aparelhos ortopédicos. Terapiatermal. Acupuntura. De ozono. Suplementar a dieta alimentar com glucosamina, condroitin e metil sulfonilmetano. Exercícios de fortalecimento e alongamento dos músculos que suportam a coluna. Evitar as más posturas e inadequada mecânica corporal. Sintomas da esclerose subcondral Quando a cartilagem cotiloídeo e da cabeça femoral vão diminuindo de altura, vai produzindo uma esclerose subcondral, que representa uma forma de reações do osso diante da falha do tecido cartilaginoso hialino. Sobre os 55 anos podem-se observar ulceraciones e erosões que deixam o osso subcondral sem su...