Pular para o conteúdo principal

Sintomas e tratamento de infecção por clamídia na Garganta

Sintomas da clamídia

A uretrite é geralmente chamada de “doença silenciosa”, pois a pessoa infectada pode não se dar conta da existência do transtorno, por não apresentar desconforto que indiquem alguma anormalidade. No entanto, aqueles que sim desenvolvem sintomas de clamídia na garganta costumam tê-los de uma a três semanas após a infecção.

Uma forte dor de garganta pode ser o principal indício da doença, mas muitas pessoas podem confundi-lo com um mal-estar inócuo. Por esta razão, há que observar que a dor não coincidir com a prática de sexo oral em dias ou semanas anteriores. De corresponder, poderia estar tentando de clamídia.

Outros sintomas que são muito mais visíveis têm que ver com a presença de queimaduras e úlceras, tanto na boca, garganta, assim como tosse e febre.

No Remédio em Conta contamos-lhe como se contrai a infecção por clamídia para que tenha em conta as diferentes possibilidades de recolhê-la.

Complicações da infecção por clamídia na garganta

As bactérias que causam a infecção por clamídia na garganta podem se propagar e causar complicações irreversíveis. No caso dos homens, a doença pode afetar o deslocamento dos espermatozoides, causar prostatite (infecção da próstata) e em casos muito raros, infertilidade.

Enquanto que, para as mulheres, uma infecção por clamídia que não foi tratada, pode resultar em outros transtornos, como a doença inflamatória pélvica, uma condição que pode resultar em danos irreparáveis no sistema reprodutor, impedindo a possibilidade de uma gravidez. Além disso, as mulheres com infecção por clamídia têm seis vezes mais chances de desenvolver câncer de colo de útero. No caso de a mulher engravidar tendo clamídia, pode transmitir a bactéria para o seu bebê na hora do parto, causando pneumonia e danos oculares ao recém-nascido.

Também existe o risco de que tanto homens como mulheres com infecção por clamídia possam desenvolver artitris reativa, um distúrbio que é gerado como uma reação do organismo a uma infecção, que pode causar inflamação nas articulações, olhos e do trato urinário, feridas na boca e erupções na pele.

Tratamento da clamídia

Uma vez diagnosticada a presença de clamídia por um médico especialista, o tratamento consiste na toma de antibióticos durante um, três ou sete dias, de acordo com o que o médico considere. Enquanto o paciente está em tratamento e, pelo menos, uma semana depois deste, não deve ter relações sexuais.

De igual forma, deve informar o(s) parceiro(s) que tenha contraído a infecção para que receba o(n) o tratamento adequado e evitar que a doença continue se espalhando. É importante insistir neste ponto, já que por ser uma doença assintomática, muitos desconhecem que têm clamídia ou evitam ir ao médico, porque acreditam que não têm a doença.

No caso das mulheres grávidas, é possível que ele recomende ou amoxicilina, eritromicina, e ao terminar o tratamento deve ser feito novos exames para confirmar o que já não tem clamídia e que não há risco para o seu bebé.

A clamídia é curável, se detectada a tempo e siga o tratamento indicado, mas não fornece imunidade, por isso que existe o risco de recolhê-la novamente se não forem tomadas as medidas adequadas.

Neste outro artigo falamos de forma detalhada como tratar a infecção por clamídia.

Prevenção da infecção por clamídia

Existem algumas recomendações que podem ajudar a reduzir o risco de infecção por clamídia:

Evitar práticas sexuais de alto risco.

O uso de preservativos durante as relações sexuais, inclusive no sexo oral.

Fazer análises anuais para descartar a presença de clamídia, ou antes de mudar de parceiro.

No Remédio em Conta contamos-lhe como evitar as doenças de transmissão sexual.

Este artigo é meramente informativo, No Remédio em Conta não temos autoridade para prescrever qualquer tratamento médico, nem fazer qualquer tipo de diagnóstico. Nós convidamos você a ir a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de doença ou mal-estar.
Se você deseja ler mais artigos parecidos a Sintomas e tratamento de infecção por clamídia na garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde da Família.

Esse post Sintomas e tratamento de infecção por clamídia na Garganta apareceu primeiro em Remedio Em Conta Blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como remover o esparadrapo sem causar danos

Passos a seguir: 1) Para remover o esparadrapo sem dor é importante aquecer o material para que o adesivo se enfraqueça e saia com mais facilidade. Coloque o seu secador de cabelo no ajuste de calor mais baixo para evitar queimar sua derme, mantendo-a cerca de 15 centímetros da pele, mas certificando-se de que se gere o calor suficiente para que sua derme é quente. 2) Uma vez que o material esteja quente, molhar um algodão com óleo de bebê, em seguida, esfregue o óleo na zona quente. Deixe o óleo na superfície da pele durante alguns minutos para hidrata-la e também para permitir que este produto gorduroso enfraqueça a cola do esparadrapo. 3) Agora, com muita suavidade, tira o esparadrapo que sairá facilmente da pele e sem fazer dano, graças aos passos anteriores. Se ainda não cola na sua pele, você pode removê-lo com um algodão embaçado em acetona e esfregando suavemente ou, no caso de haver alguma ferida ou lesão na área, com um pouco de óleo de bebê. 4) Outra alternativa para rem

Como se chama o médico do estômago

Quem é o médico do estômago? A especialização médica que se ocupa de estudar o aparelho digestivo e as doenças que podem dar para ele é a gastroenterologia, portanto, o médico do estômago é chamado gastroenterologista. Além deste órgão, o gastroenterologista também se ocupa de estudar e tratar o esôfago, intestinos delgados e espessos, reto, ânus, e as glândulas digestivas, isto é, vias biliares, fígado, pâncreas e todas as doenças associadas a esses órgãos. Especialidades de gastroenterologia Se a gastroenterologia é uma especialização da medicina, esta, por sua vez, foi-se ramificando em diversas especialidades que lidam com mais precisão as diferentes patologias dependendo de quais os órgãos afetados. Veja abaixo quais são as mais importantes: Hepatología A hepatología é o ramo da gastroenterologia, que se ocupa das doenças hepáticas, ou seja, as do fígado, pâncreas e ductos biliares. Por ser uma das áreas mais complexas do corpo, foi necessário formar e especializar médicos ne

10 remédios naturais para dormir melhor

Se quando chega a noite, você não pode parar de dar voltas na cama e dormir, talvez sofre de insônia. Este é um dos distúrbios do sono mais comuns, e pode ter conseqüências diretas sobre o seu desempenho físico e mental. Mas não se preocupe, aqui nós compartilhamos alguns remédios naturais que podem ajudar a combatê-lo. O que é insônia? É um distúrbio do sono comum, que se caracteriza por problemas para conciliar o sono, adormecer, ou ambas as coisas. Os especialistas indicam que as pessoas que sofrem de estresse ou depressão, têm horários de trabalho irregulares ou inexistentes, ou um estilo de vida sedentário, são mais vulneráveis à doença. Como tratá-la? Um médico pode prescrever certos medicamentos que ajudam a aliviar a insônia e redefinir os horários de sono. As terapias cognitivas comportamentais também demonstraram ser eficazes, reduzindo os sintomas do transtorno, como a ansiedade. No entanto, a principal mudança deve acontecer no estilo de vida, aqui nós temos que hábitos