Pular para o conteúdo principal

Como remover muco no ouvido

Você também pode gostar: Remédios caseiros para eliminar muco.

Passos a seguir:

Passo 1

Embora à primeira vista parece que não existe relação, a realidade é que o nariz e os ouvidos se comunicam por um duto chamado tubo de Estaquio. Ao sofrer um catarro ou resfriado, o muco acumulado no nariz viaja através do canal e chega ao ouvido médio, onde fica e se acumula. Em outros casos, a trompa de Estaquio inflama e tamancos, impedindo que o líquido acumulado possa drenar adequadamente, gerando a sensação de ouvido tapado.

De qualquer forma, e salvo casos muito graves, a maior parte das vezes trata-se de uma condição que pode melhorar com alguns simples cuidados em casa ou com uma visita ao médico. Embora, no momento, é possível que a audição diminua um pouco e isso pode ser motivo de alarme, a realidade é que, ao drenar o muco da condição auditiva se recupera.

Passo 2

Uma maneira simples de tentar eliminar o ranho, o ouvido é estar de pé, com um só pé e com a cabeça inclinada do lado onde se apresenta congestionamento. Em seguida, sobe a cabeça, pouco a pouco, sem perder o pé que está no alto e cuidando para não perder o equilíbrio. Se o acúmulo de muco é leve e tem consistência líquida, este movimento pode ajudar a descongestionar o ouvido médio, permitindo a saída do muco.

Passo 3

Se é possível tirar momentos de descanso durante o dia, podem fazer descansando a cabeça sobre um travesseiro do lado do ouvido que apresenta congestionamento. Se o muco é líquido,ele vai saindo pouco a pouco. No caso de que não se possa fazer em dia, a noite pode dormir no mesmo lado para ajudar a melhorar a condição.

Passo 4

O vapor pode ser mais um aliado para eliminar os ranho no ouvido. Um dos remédios caseiros para a muco no ouvido consiste em adicionar água quente em um recipiente e tomar o vapor que emana cobrindo a cabeça com uma toalha. Embora seja possível usar apenas água, você também pode adicionar ervas, como hortelã, eucalipto ou camomila, que tem propriedades descongestionantes e anti-sépticas e ajudá-lo a facilitar o processo de remoção do muco. Os chuveiros quentes e umidificadores também servem para isso.

Este método é especialmente eficaz se o congestionamento é causada por um resfriado ou uma alergia. O vapor vai ajudar a que o muco saia pelo nariz, com o que, eventualmente, diminuir a inflamação da trompa de Estaquio, melhorando o desconforto no ouvido.

Neste outro artigo do Remédio em Conta damos mais remédios caseiros para eliminar muco.

Passo 5

Se o motivo do acúmulo de muco no ouvido, é uma constipação ou uma gripe, tomar um descongestionante pode ajudar a melhorar esta condição. É só seguir as indicações do medicamento. À medida que você vá melhorando o frio, o ouvido médio será desinflamando e, com isso, virá a melhoria.

Passo 6

Uma compressa morna no ouvido afetado por muco pode ajudar a soltar o ranho, fazendo com que o líquido possa drenar com mais facilidade e que as trompas de Eustáquio possam desinflamar. É o mesmo princípio da inalação do vapor, mas, neste caso, o vapor iria direto para o lugar de congestionamento. Só há que ter o cuidado de que a compressa não esteja muito quente, pois pode causar queimaduras leves na parte do rosto e a orelha.

Neste outro artigo vamos dar algumas dicas para que você saiba o que fazer para não ter ranho.

Passo 7

Outra forma de diminuir ou eliminar os ranho no ouvido é aplicar uma solução salina no nariz e ajudar a soltar e drenar o muco existente. A solução salina pode ser preparada em casa usando:

1/2 colher de chá de sal moída grossa
8 onças de água destilada

Ambos os ingredientes são misturados até que o sal esteja totalmente dissolvida e quando isso acontecer, são adicionados em uma panela. Em seguida, inclina a cabeça para um lado, logo abaixo da bacia, sobre a ponta da panela para uma das fossas nasais e permita que o líquido entre de forma natural, sem aspirar e respirar pela boca. Pela outra narina vai saindo da solução salina. Então você tem que soprar o nariz e repetir o processo com a fossa contrária.

Se a solução salina começa a escorrer pela boca, basta escupirla.

Passo 8

Outro dos remédios caseiros para o muco da orelha consiste em esfregar sobre o peito uma pomada mentolada ou de cânfora. Seu cheiro descongestiona as vias respiratórias, ajuda a drenar o líquido acumulado, tirando a pressão da trompa de Eustáquio.

Neste outro artigo vamos dar mais dicas para que você possa descongestionar o nariz.

Passo 9

Se o acúmulo de muco no ouvido tem que ver com condições nasais, o ideal seria ir ao médico em caso de que estes episódios se repitam com frequência, já que, até que se defina a verdadeira causa do problema, não haverá uma solução definitiva.

Em quanto se presente o mal-estar, há que descongestionar o nariz e os ouvidos, o mais cedo possível, uma vez que, se o muco fica no ouvido por muito tempo, pode ser o caldo de cultivo para outras complicações como otite, que é uma infecção do ouvido médio. No caso de suspeitar de que já existe uma infecção no ouvido ou de ter dor insuportável, há que ir ao médico de imediato.

Este artigo é meramente informativo, no Remédio em Conta não temos autoridade para prescrever qualquer tratamento médico, nem fazer qualquer tipo de diagnóstico. Nós convidamos você a ir a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de doença ou mal-estar.

Esse post Como remover muco no ouvido apareceu primeiro em Remedio Em Conta Blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como remover o esparadrapo sem causar danos

Passos a seguir: 1) Para remover o esparadrapo sem dor é importante aquecer o material para que o adesivo se enfraqueça e saia com mais facilidade. Coloque o seu secador de cabelo no ajuste de calor mais baixo para evitar queimar sua derme, mantendo-a cerca de 15 centímetros da pele, mas certificando-se de que se gere o calor suficiente para que sua derme é quente. 2) Uma vez que o material esteja quente, molhar um algodão com óleo de bebê, em seguida, esfregue o óleo na zona quente. Deixe o óleo na superfície da pele durante alguns minutos para hidrata-la e também para permitir que este produto gorduroso enfraqueça a cola do esparadrapo. 3) Agora, com muita suavidade, tira o esparadrapo que sairá facilmente da pele e sem fazer dano, graças aos passos anteriores. Se ainda não cola na sua pele, você pode removê-lo com um algodão embaçado em acetona e esfregando suavemente ou, no caso de haver alguma ferida ou lesão na área, com um pouco de óleo de bebê. 4) Outra alternativa para rem

Como se chama o médico do estômago

Quem é o médico do estômago? A especialização médica que se ocupa de estudar o aparelho digestivo e as doenças que podem dar para ele é a gastroenterologia, portanto, o médico do estômago é chamado gastroenterologista. Além deste órgão, o gastroenterologista também se ocupa de estudar e tratar o esôfago, intestinos delgados e espessos, reto, ânus, e as glândulas digestivas, isto é, vias biliares, fígado, pâncreas e todas as doenças associadas a esses órgãos. Especialidades de gastroenterologia Se a gastroenterologia é uma especialização da medicina, esta, por sua vez, foi-se ramificando em diversas especialidades que lidam com mais precisão as diferentes patologias dependendo de quais os órgãos afetados. Veja abaixo quais são as mais importantes: Hepatología A hepatología é o ramo da gastroenterologia, que se ocupa das doenças hepáticas, ou seja, as do fígado, pâncreas e ductos biliares. Por ser uma das áreas mais complexas do corpo, foi necessário formar e especializar médicos ne

10 remédios naturais para dormir melhor

Se quando chega a noite, você não pode parar de dar voltas na cama e dormir, talvez sofre de insônia. Este é um dos distúrbios do sono mais comuns, e pode ter conseqüências diretas sobre o seu desempenho físico e mental. Mas não se preocupe, aqui nós compartilhamos alguns remédios naturais que podem ajudar a combatê-lo. O que é insônia? É um distúrbio do sono comum, que se caracteriza por problemas para conciliar o sono, adormecer, ou ambas as coisas. Os especialistas indicam que as pessoas que sofrem de estresse ou depressão, têm horários de trabalho irregulares ou inexistentes, ou um estilo de vida sedentário, são mais vulneráveis à doença. Como tratá-la? Um médico pode prescrever certos medicamentos que ajudam a aliviar a insônia e redefinir os horários de sono. As terapias cognitivas comportamentais também demonstraram ser eficazes, reduzindo os sintomas do transtorno, como a ansiedade. No entanto, a principal mudança deve acontecer no estilo de vida, aqui nós temos que hábitos